As propagandas adiantam sempre as tendências ou transmitem o gosto da maioria naquele espaço de tempo e local em que elas estão veiculadas. Além disso, podemos perceber pelas cores escolhidas, letras, frases e imagens, as ideologias de uma época, as aspirações e ideais que os consumidores desejavam. As marcas estão sempre ligadas a essas transformações na esfera da sociedade, por isso nada melhor do que analisá-las para descobrir mais sobre uma determinada época.
Escolhi para este post um espaço de tempo de 30 anos, e aqui trouxe os cartazes correspondentes aos anos 40, 50 e 60.
Vamos então fazer uma viagem na máquina do tempo da vaidade:
É interessante perceber as tendências de maquilhagem de cada década. Enquanto nos anos 40, as marcas apostavam nos olhos nude e no batom laranja, nos anos a seguir o batom vermelho estava muito mais em voga, ainda mais com a chegada do delineador. Já nos anos 60, os olhos ganham cores e o verde está presente em quase todas as propagandas da época.
E tem pessoas que ainda consideram que o uso do batom laranja e maquilhagem colorida nos olhos é algoa actual… A moda é sempre um círculo, o que é moda hoje será novamente daqui algumas décadas (ou anos), mas com uma nova releitura.
Qual das décadas gostaram mais ? Eu adorei os anos 50.
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